Páginas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Trabalho de Conclusão da 8ª série

     Trabalho realizado pela professora de Língua Portuguesa, Elsi Simionato Peliser, com alunos da oitava série 2012.
      Ler e escrever; atividade fundamental para a aquisição de conhecimento e desenvolvimento da aprendizagem.
Ler escrever com autonomia faz com que os alunos aprendam a buscar informações e a responsabilidade em relação ao progresso de sua produção textual.
     Visando o desenvolvimento da leitura e da escrita trabalhamos com diversos gêneros textuais que fazem parte de nosso dia a dia.
     Diante disso, os alunos produzem seu textos e como culminância do trabalho realizado com os gêneros textuais durante os oito anos do ensino fundamental, foi realizado um trabalho de conclusão do ensino com os alunos da oitava série: AUTOBIOGRAFIA 


Escola Estadual de Ensino Fundamental Aléxio Provenzi









AUTOBIOGRAFIA
    
Trabalho de Português






Milena Teles de Souza
São Domingos – Sananduva





Dezembro/2012
INTRODUÇÃO















Este trabalho tem como objetivo fazer um regate histórico de  minha vida. Nela constarão todos os fatos importantes que eu vivi, os quais foram muito significativos para meu crescimento e desenvolvimento. Serão relatados  momentos importantes do meu nascimento, crescimento, estudo e formação cristã.  Também traz um resgate histórico da vida da pessoa mais importante de minha vida, minha mãe.


























Desenvolvimento

Da união de Ordelino Teles de Souza e Iracema Signorati nasceu no ano de 1974 Algacir Teles de Souza.
Da união de Jacinto Simiontao e Edirce Maria Maschio Simionato nasceu no ano de 1979 Adriana Simionato.
Jacinto e Edirce

Certo dia Algacir Teles de Souza e Adriana Simionato se encontraram, namoraram e no ano de 1998 uniram-se pelos laços do matrimônio. Dessa união nasceu eu, Milena Teles de Souza. Nasci no dia 10 de agosto de 1998 às 22h 38min, através de um procedimento cirúrgico, cesariana, no hospital Saúde de Caxias do Sul. Pesei 2.950 g e medi 51 cm. Estavam presentes meu pai, Luciana e Francisco. Foi um momento de grande alegria.
1 mês
Fui batizada no dia 05/11/98 na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Caxias do Sul. Foram meus padrinhos Sadi Assunção e Iracema Assunção.
2 meses
O primeiro presente que eu ganhei foi um tip-top da Luciana. Minha primeira risada foi com um mês e dez dias. A primeira fruta que eu comi foi um pedaço de mamão com 6 meses, a segunda foi uma banana com 7 meses.
4 meses
5 meses
6 meses
7 meses
8 meses
 
9 meses
10 meses
Aos 8 meses comi minha primeira sopinha.
        Meus primeiros brinquedos foram: chocalho e um ursinho. As primeiras letras ditas foram A com 6 meses. As primeiras sílabas foram MA com 8 meses.  A primeira palavra dita foi mama e o meu primeiro dentinho nasceu quando completei 10 meses.                                        
         Minha mãe me amamentou durante quatro meses, pois minha mãe se acidentou e teve que tomar uma injeção. Eu me alimentava bem, deixei de beber leite na mamadeira com 3 anos.
2 Anos
5 Anos
6 Anos
Meu pai morreu num acidente quando eu tinha 4 meses.Desde bebê acostumei-me a conviver com meus avós, pois minha mãe trabalhava fora, sua profissão era secretária. Muitas vezes ia com ela ao seu local de trabalho, na Cooptrabalho em Sananduva. Sempre fui muito calma e tranqüila. Aos 8 meses não usava mais fralda, pois minha avó era muito pacienciosa, sempre cantava para mim cantigas de ninar. Sempre fui adorada por todos e recebi muito carinho e atenção.                                                                                                                                                                          Nunca tive muitos brinquedos, porque minha mãe não tinha muitas condições, gostava de brincar na terra e acabava improvisando meus brinquedos, mas mesmo assim sempre fui feliz com o pouco que eu tive. Residi até os 8 anos na comunidade São Francisco, porque minha mãe trabalhava e morava na cidade de Sananduva, só vinha me ver nas quartas-feiras e nos finais de semanas.
Essa é minha família, ela é muito unida.
Todos os meu familiares por parte da mãe
Meus avós e minha mãe sempre procuram me orientar para o caminho certo do bem, dando-me conselhos, ensinamentos, exemplos. Educam-me  na fé cristã, valorizando o ser humano, respeitando as individualidades,  ensinando-me o que é certo  e errado e  sempre ser honesta. Muitas vezes brigo com eles, mas lá no fundo eu sei que sou a errada e me arrependo muito por cada briga e por cada desentendimento,  eu os amo muito. Eles são o maior bem que eu possuo.
A minha mãe é uma pessoa que eu posso confiar plenamente. É uma mãe corajosa, atenciosa e amorosa, gosto de conviver com ela, porque a gente se dá bem. Ela me passa muita segurança para eu viver minha vida e superar os obstáculos. Dá-me ótimos exemplos, se eu for como ela, sei que terei um ótimo futuro pela frente. Eu amo muito ela e vou amar para o resto da minha vida.
Teria muito que falar sobre ela.... mas poucas palavras já a definiriam ...Ela é dessas pessoas que você sempre precisa e espera ter ao seu lado. É, também, às vezes, aquela amiga que você não gostaria de ver ou ouvir, em certos momentos... Por que ela contesta você, analisa e diz com todas as letras o que está de errado em suas atitudes. É pra ti que eu escrevo essas palavras. Agradeço-te por todo esse amor que você me oferece.

O nome de minha mãe é  Adriana Simionato, nasceu em 17/02/1979 em Sananduva. É filha de Edirce e Jacinto Simionato, foi criada pelas suas irmãs, porque seus pais trabalhavam muito e tinham pouca condição financeira. Não lembra muita coisa de sua  infância, não teve muitos brinquedos.
Estudou até a 4º Série em São Francisco e partir daí em São Domingos estudava de manhã,  acordava 5:30, pois ia a pé porque não tinha meio de transporte.  Estudava de manhã e a tarde ajudava sua família, adorava limpar o pátio e cuidar do jardim e algumas vezes fazia faxina na casa da tia Elena e da Tia Nida para ganhar um  troco e comprar alguma coisa.
 Nas férias de colégio, da 8º para o 1º ano, com 14 anos foi para Caxias com sua irmã e seu cunhado para tirar uva e ganhar seu dinheiro para comprar uma calça jeans, pois só tinha uma.
Aos 14 anos foi cursar o 2º  grau em Sananduva, ia a pé de São Domingos,pegava ônibus e ia até a Cidade. Nas férias  do 1º para o 2º ano foi trabalhar 2 meses na casa de sua tia em Caxias do Sul, cuidar do nenê de 4 meses. Voltou e foi trabalhar e morar com a Leonida Debarba,  cuidava da casa e dos filhos dela Vagner e Marisa, estudava à tarde.
Terminando o 2 º ano sua tia de Caxias a convidou para morar lá com ela, cuidar da casa e do Guilherme que já havia cuidado nas férias do ano anterior. Seus pais não queriam  deixar, mas ela precisava de sua independência, ter seu dinheiro, fazer seus estudos.
Assim foi, e mudou para Caxias, trabalhava de dia e estudava à noite, ela gostava, mas lá era tudo diferente daqui. Concluiu o 2º grau por lá. Nesse meio tempo seu tio perdeu o emprego e ficou  tomando conta da casa  e do Guilherme e ela foi morar com outra família de Caxias, pessoas muito boas e legais, cuidava da casa e de 2 crianças.
 Lá fez um círculo de amizade muito bom, principalmente com a Viviane e Fernanda que até hoje são amigas. Lá ela trabalhava e tinha seus amigos, ia para Sananduva uma vez por mês. Tinha muita saudade de casa, mas ela era feliz por lá, não saia à noite, não ia pra som, somente de vez em quando ia tomar um sorvete ou comer cachorro quente com suas amigas.
Sua diversão era cozinhar, tentar aprender dançar e jogar vôlei num campinho lá próximo. Não tinha condição  financeira de fazer uma faculdade, fez alguns cursos por lá mesmo, datilografia na época com máquina manual e interpretação e leitura de desenho mecânico.
Nessa época, ela  com quase 17 anos, pensava que ia ficar pra titia, porque não tinha namorado e quase não saia para arrumar um. Sua diversão de todo final de tarde era o famoso jogo de  vôlei. Lá ela conheceu um rapaz, que era natural de Paim Filho, Algacir Teles de Souza e falou para sua amiga que esse rapaz serviria para ser seu namorado, pois tinham várias coisas em comum.  Ela se encarregou de fazer o cupido, pois ela era muito tímida e ficava bem na dela.
Certo dia conversando se entenderam, ele a pediu em namoro, ficou muito feliz e aceitou. Namoraram um ano e nesse meio tempo ele já conhecia sua família.        Noivaram, em outubro de 1997 e engravidou, ai foram a  Sananduva contar a novidade a  sua família e decidiram casar. Casaram em abril de 1998 em Paim Filho. Casamento muito simples, decoração feita por ela mesma.  Retornaram a Caxias, ela já em quase de 6 meses de gravidez,  sabendo que ia ser uma menina e que iria se chamar Milena, nome esse que era de uma atriz de novela da época.
Nesse período já tinha parado de trabalhar e  feito suas malas  para morar com seu marido. Ele trabalhava no Eberle das 5 da manhã às 4 da tarde e ela ficava cuidando da casa, pagavam aluguel de uma casinha simples. Sem muitas condições financeiras, mas muito felizes Em 10 de agosto de 1998, chegou o dia tão esperado o meu nascimento,  Milena, o meu pai , Algacir sempre queria uma menina e assim veio.
Eu nasci no Hospital da saúde de Caxias do Sul, às 11h da noite no dia 10 de agosto, através de cesariana pesando 2.900g. Fiquei no hospital 3 dias depois recebi alta e o Algacir sempre ai atencioso conosco. Sua mãe Edirce ficou conosco uma semana para ajudar sua filha.
Eu sempre tive boa saúde, nunca dei trabalho para minha mãe, sempre fui muito bonita. Em outubro de 1998 meu tio cedeu o porão de sua casa  para nós. Meu pai e minha mãe montaram nosso cantinho para podermos nos livrar do aluguel, ficamos morando lá pouco tempo.
Dezembro de 1998 programaram nossas férias de final de ano. No dia 19 de dezembro saímos de madrugada de Caxias do Sul, juntamente com meu tio para  passarmos as férias em Sananduva.
 Nesse dia aconteceu uma tragédia, sofremos uma acidente, onde o meu pai veio a falecer e minha mãe se machucou muito, ficou um ano sem poder cuidar de mim. Aí eu e minha mãe  voltamos a morar com meus avós Jacinto e Edirce. Eles nos cuidaram com muito carinho,  criaram-me.
Minha mãe, depois de1 ano sem caminhar, tentou retomar sua vida e conseguiu, graças a Deus. Começou a andar e  pensou em a voltar trabalhar. Aí começou a trabalhar na cooptrabalho. No início,  ia de São Francisco  de manhã e voltava a noite, sempre de ônibus, ficou assim durante 2 anos. Depois alugou umas pecinhas e morava com mais 2 gurias, e eu ficava com a avó em São Francisco.  Eu ia na quarta-feira e no fim de semana ficar com ela.
            Meus avós  me contaram que uma vez eu deitei no meio da cozinha e meu avô pediu para eu  sair e eu não saí, ai ele pegou o chinelo e me bateu e eu sai correndo e fui dentro do carro chorar.
            Agora minha mãe reconstituiu sua vida, está a muito tempo namorando com o Plavir Peliser, que foi uma pessoa muito boa que surgiu em nossas vidas, e muito feliz está esperando um filho, que é uma menina.
Formatura do pré escolar
Meu pai já morreu, não convivi muito com ele porque eu tinha quatro meses quando isso acontece, mas vou levar ele sempre no meu coração. Gostaria que ele estivesse aqui no meu lado, mas eu sei e entendo. Por muito pequenina não tenho recordações, mas minha mãe sempre me conta que ele foi muito atencioso e carinhoso.



Meu pai, Algacir Teles de Souza
7 anos
8 anos
9 anos
14 anos






Durante toda a minha vida muitas pessoas passaram por mim dia após dia, mas somente algumas destas pessoas ficarão pra sempre em minha memória, estas pessoas são ditas amigas e as levarei pra sempre em meu coração. Às vezes pelo simples fato de terem cruzado a minha vida, às vezes pelo simples fato de terem dito uma única palavra de conforto  quanto eu precisei, às vezes por terem me dado um minuto de sua atenção e me ouvido falar de minhas angústias, medos, vitórias e derrotas. Às vezes por terem confiado em mim e me contado também os seus problemas, seus medos angústias e vitórias, isso é ser amigo é ouvir é confiar é amar e amigos de verdade ficam pra  sempre em nossos corações.                              
Eu tenho muitos amigos, confio em todos, porém certos estamos sempre juntos. Às vezes nos desentendemos, mas procuramos sempre nos reconciliar.                                                       A Sheila, é uma irmã para mim, estamos sempre juntas desde que nos conhecemos no pré escolar. Falar dela não é fácil, porque é uma menina inteligente, querida e principalmente amiga. Passamos por vários momentos juntas, rimos, nos decepcionemos, pagamos micos, mas sempre fomos boas amigas. É incrível o nosso apego, a sinceridade, as brincadeiras, a preocupação, as discussões bobas. 
Confio muito nela e garanto que essa nossa amizade vai durar para sempre dentro da gente. Eu simplesmente amo ela, e sua amizade para mim tem um valor enorme e nada que eu possa dizer a ela pode ser tão especial o mais significativo que a sua amiza
Mas, eu gostaria de deixar escrito nossa história onde todos pudessem ver, para que isso estimulasse a existência de mais amizades simples, intensas e sinceras. Nossa amizade é simples quando vivida, mas tão complexa para ser descrita. Talvez isso se deva ao fato de que o amor amigo a gente não explica, simplesmente o vive.

A Kellin, é uma amiga do coração, minha flor. Eu o a conheci quando ela veio estudar no nosso colégio. Adoro conversar com ela porque é paciente e me entende. Eu tenho uma amizade profunda com ela. Se eu pudesse a levaria  para eternidade comigo, para todo o sempre, mesmo que o sempre não exista, para toda a minha vida. Hoje eu apenas agradeceria a Deus por conceder um anjo a mim. Porque amizade igual a nossa, fortuna nenhuma nessa vida compra. É simples, mas intenso. É o tal do amor incondicional.
            A Amanda, é super simpática, gosto muito dela. Sempre confiei  nela e vou continuar confiando. Ela é uma pessoa especial, que me faz rir até você não poder mais parar, me faz acreditar que realmente tem algo bom no mundo, ela me ajuda nas horas difíceis, tristes e confusas e nossa amizade é pra sempre, e pra sempre não tem fim.

            A Ana, é uma amigona para mim, sempre está ao meu lado, conversando e me ajudando, ela é uma verdadeira amiga. Pode ser que um dia nos afastemos mas, se formos amigas de verdade,a amizade nos reaproximará e construiremos tudo novamente, cada vez de forma diferente. È com ela que eu tenho um pouco mais de sintonia, é minha irmã de alma e coração.
Creio que eu sentiria saudades dela mesmo sem conhecê-la, e se ela não existisse eu teria que inventá-la.
Meus avós maternos são a Edirce Simionato e o Jacinto Simionato, tiveram 4 filhos, em meia muitas dificuldades conseguiram criar uma família, dando exemplo de honestidade, religiosidade, honestidade, respeito.
Meu avós maternos
Meus avós paternos são o Ordelino Teles de Souza e Iracema Signorati, tiveram 6 filhos, passaram muitas dificuldades, mas conseguiram criar uma família muito unida e batalhadora. Não convivo muito com eles porque moram em Paim Filho, mas sempre que posso os visito, gosto muito deles.
 Eu comecei a estudar com 6 anos, estudo na Escola Estadual de Ensino Fundamental Aléxio Provenzi, ela fica a 4,5 quilômetros de minha casa. Minha escola é muito bem estruturada, tem ótimos professores que desenvolvem um ótimo trabalho.
Minha avó me levava sempre busca o ônibus, porque era longe de casa. Minha professora do pré foi a Neiva. Minha madrinha foi a Marinelza Bernardi.
Na 1ª série tive a professora Vânia, foi o primeiro passo, pois comecei a aprender a ler escrever.

Na 2ª foi a professora Vânia também, comecei a aprender os números, somar, diminuir, ler com mais fluência, dramatizar, comecei a aprender a tabuada.
Na 3ª série tive a professora Sirlei, as dificuldades foram aumentando, comecei a estudar município, escrever textos, fazer contas matemáticas mais complexas.

Na 4ª série tive a professora Sirlei, a complexidade dos conteúdos foi aumentando, mas sempre obtive bons resultados. Nesse ano aconteceu o Proerd programa de educação a não violência e prevenção às drogas.
Aniversário da Professora Mari e do Augusto
Da 5ª série tive a professora Mari, aí  em diante as minhas dificuldades foram aumentando mais, mas sempre fui boa aluna e até hoje que estou na 8ª série consegui superar todos os obstáculos.
Na 8ª série é onde acorreram muitas mudanças, último ano no ensino fundamental, me preparando para entrar no ensino médio. Minha turma é ótima, somos em 8 colegas, acontecem algumas brigas, mas por bobeira. Estamos juntos desde o pré tirando 2 colegas. Os conhecemos bem e  nos damos muito bem. Foram muitos anos de convivência, muitas alegrias, muitas tristezas.
Turma 8 série
Adotamos como lema da turma “Em cada passo da vida de um estudante há um desafio...E em cada desafio uma lição de vida”. Ainda não fizemos a viagem da turma, vai ser no mês de novembro, iremos para Piratuba.
A partir do ano que vem creio que iremos nos separar, pois alguns vão para colégio agrícola, mas quero muito reencontrá-los novamente.
 
Formatura do pré 2004
Desde o momento que nasci fiz muitas viagens, tive muitos momentos de lazer.
Viajei muitas vezes com minha família à praia, onde nós passávamos alguns dias para descansar e nos divertir.
Praia 2003
Viajei com o colégio para Porto Alegre, lá conhecemos o zoológico, estádio do inter e do grêmio, aeroporto, Palácio do Governo e a Igreja. Foi muito legal, aprendi coisas que eu não sabia.
    Fizemos em família uma viagem para Cascavel, essa viagem teve como objetivo reunir a família para passar alguns dias se divertindo junto e comemorar o aniversário da mãe do Plavir, namorado da minha mãe.
Minha primeira eucaristia foi realizada no mês de novembro dia 29/11/09, na igreja da capela de São Francisco, minha catequista foi a Soniamara Fortuna. Éramos  dois alunos eu,  Milena e Francisco.
Minha crisma foi realizada no dia27/11/11, na igreja São José Fortuna, sendo minha madrinha Marinelza Bernardi.
Crisma
















CONCLUSÃO









Com este trabalho pude fazer um resgate histórico de minha vida. Apesar de pouca idade percebo que vivi muitas coisas e com essas coisas aprendi que pra ser feliz precisamos principalmente dos familiares, dos amigos e da escola. Também percebi que na vida passamos por momentos bons e menos bons, mas que eles nos fazem crescer e amadurecer  e que por piores que sejam as dificuldades nunca devemos desistir.















REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
-Dados pessoas
-Certidão de nascimento
-Certidão da crisma
-Informações familiares
-Informações de amigos
-Fotos

Momento de socialização das autobiografias com colegas, professores, direção, coordenadores e funcionários :





Nenhum comentário:

Postar um comentário